logo

Primeiras vacinas em domicílio são aplicadas em idosos acima de 90 anos em Alto Araguaia


Não via a hora. Aceito a tomar a vacina porque eu quero é saúde”, diz Derciolina Maria da Silva

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

663 Acessos

Primeiras vacinas em domicílio são aplicadas em idosos acima de 90 anos em Alto Araguaia

Foto: Réulliner Rodrigues

Teve início na manhã desta quinta-feira (11) a vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 90 anos, em Alto Araguaia (MT). A primeira dose do imunizante Coronavac é aplicada em domicílio por equipes das Unidades Básicas de Saúde. Pelo menos 68 idosos devem receber a vacina ao longo dos próximos dias.

Com 92 anos, Derciolina Maria da Silva, moradora do Bairro Beira Rio, comemorou a chegada da dose. “Não via a hora. Aceito a tomar a vacina porque eu quero é saúde”, diz, confiante no efeito do imunológico.

Alto Araguaia recebeu 136 doses equivalente à primeira e segunda dose por paciente. A vacinação ao grupo teve início pelos pacientes atendidos na Unidade Celso Siqueira França. O coordenador da Atenção Básica, Cleomar Vilela, explica que cada unidade fez o levantamento e que as doses serão aplicadas em domicílio.

“Estamos seguindo o plano de vacinação do Ministério da Saúde que, infelizmente, está disponibilizando vagarosamente as doses. Pedimos a compreensão e orientamos que não há necessidade de se deslocarem até às unidades. Mediante a chegada das vacinas vamos comunicar”, pontua.

MAIS DOSES – Além dos imunológicos para idosos acima de 90 anos, o município recebeu nesta quarta-feira (10), mais 201 doses da CoronaVac. Destes, 134 são para trabalhadores da saúde e sete para idosos acima de 60 anos institucionalizados, ambos segunda dose. Já 60 imunizantes para primeira e segunda dose são para profissionais da saúde que ainda não foram vacinados.